410088ACAAA01794DD509A6DADF24E6C7ACABD33D451709460pimgpsh fullsize distr

 

A cada dia, as sete colunas da sociedade mudam de maneira exponencial: política, família, educação, artes, mídia, economia e religião. A maneira como os líderes de cada uma dessas esferas conduzem essas mudanças dita novos hábitos, costumes e posturas que influenciam nosso dia a dia, inclusive no trabalho. Continua aqui, que a gente te explica.

 

A realidade dentro das empresas depende reflete a influência que cada um desses cenários possui na vida das pessoas que fazem parte dela, especialmente na liderança. Cada vez mais, liderar pessoas exige uma postura contrária a de um gerente arbitrário (como nunca deveria ser) ou apenas de um funcionário excelente (como todo mundo que quer crescer na vida, deveria se esforçar para ser).

 

Um mundo exponencial praticamente su-pli-ca por líderes que também sejam exponenciais. Para isso, o primeiro passo é rever papeis e responsabilidades e refletir sobre a missão e propósito de ser líder. Porque você quer tanto liderar pessoas? E se você já lidera, o que te move a cada dia? Do que você realmente precisa?

 

Mais do que MBAs caríssimos e universidades renomadas, é hora de olhar para a essência. Um líder exponencial nada mais é do que alguém que alinha esses quatro perfis abaixo e utiliza essas habilidades para conduzir pessoas em busca de resultados reais e surpreendentes - para elas e para as empresas onde estão.

 

Líder Futurista

Ser um líder futurista é ir além de planejar e gerenciar riscos, e não economizar criatividade na hora de imaginar o que vem pela frente. Trabalhar com previsões e tendências é fundamental, mas esse perfil de líder é aquele que analisa os dados e, em paralelo, imagina tantas novas possibilidades, quantas forem (im)possíveis, em busca de antecipar até mesmo o inesperado.

 

Líder Inovador

Quantas vezes você já ouviu falar sobre um produto inovador? A verdade é que muitas pessoas falam sobre inovação, mas poucas sabem o que ela realmente significa. Ser inovador envolve correr riscos e assumir pressões em busca de resultados cada vez melhores. Uma liderança comum prefere a segurança de um crescimento constante, mas que jamais será exponencial. Essa é a diferença matadora entre uma e outra. Um líder inovador entende que uma situação confortável indica apenas uma coisa: há mais para ser explorado. 

 

Outro ponto muito (mas muito mesmo) relevante é que a inovação não desenvolve produtos, mas encontra soluções. O olhar está nas pessoas e em como eu posso solucionar os problemas que elas têm, não em como eu posso trabalhar para convencê-las a comprar algo que não precisam.

 

Técnologo

Escapar da tecnologia é impossível, mas saber lidar com essa realidade de maneira estratégica é fundamental - esse é o papel da liderança exponencial. Gerenciar a tecnologia não significa ser um expert em inteligência artificial, mas conhecer as ferramentas, máquinas e tendências tecnológicas e o peso de influência que elas exercem dentro e fora da empresa.

 

Humanitário

É aqui que os outros três perfis de liderança se encontram. O líder humanitário une as habilidades futuristas, inovadoras e tecnólogas em um compromisso integral com a transparência, a empatia e a responsabilidade social. A característica mais marcante desse perfil de liderança é a capacidade de promover uma cultura que entende que resultados financeiros são consequência de um ambiente de trabalho de valor e gera pessoas felizes e motivadas.

 

São essas as habilidades que os líderes de hoje precisam desenvolver para trazer resultados agora e construir uma cultura de liderança que fará a diferença amanhã.

Fale Conosco

Telefone [11] 2348.5144
contato@omeltech.com.br

Linkedin

Avenida Paulista, 1765 – 7º andar
CJ 71 e 72
Bela Vista – CEP: 01311-200

Ailes