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Três maneiras de se comunicar com simplicidade e clareza

Comunicar-se com alguém exige a estratégia certa, que depende do que se diz e com quem se fala. Ter uma comunicação eficaz vai muito além da conversa e é fundamental para qualquer relacionamento, pessoal ou profissional. Por exemplo: quantas vezes você já viveu consequências de mal entendidos? Ou os resultados poderiam ser melhores se o processo tivesse sido bem explicado?

 

Comunicação significa gerar mudança em alguém, por isso, há quem diga que ela é capaz de mudar o mundo e nós concordamos. Ela é capaz de atrair ou ‘despedir’ clientes, aumentar ou diminuir a produtividade, gerar contentamento ou insatisfação. Por isso, se você é líder, liderado ou exerce qualquer outra função em nosso planeta, veja as três dicas que separamos para uma comunicação simples e clara, como a vida deve ser.

 

Confira!

 

1. Pense, antes de falar.


Raciocinar é o primeiro passo para quem deseja fazer a coisa certa. Na hora de se comunicar, não seria diferente. Organize suas ideias e pensamentos antes de falar sobre eles, entenda o que é: prioridade, necessidade e também o que pode ser descartado. As pessoas recebem muitas informações ao longo do dia, por isso, quanto mais sucinto você for, mais chances terá de ser lembrado!

 

2. Tenha empatia ♥


A maneira como você fala certamente não será entendida ao pé da letra. Precisamos lembrar que cada um de nós tem uma história de vida, está inserido em um contexto diferente e já viveu diversas experiências. Assumir o lugar do outro, antes de se comunicar com ele, aumenta as possibilidades da conversa fluir melhor, diminui desgastes e gera resultados positivos para os dois lados.

 

3. Use recursos a seu favor!


Não exija que as pessoas tenham as mesmas prioridades que você ou reajam às situações da maneira que você espera. Líderes (inclusive pais) precisam contar com ferramentas que tornem a comunicação mais direta, assertiva e eficaz.

 

Reuniões rápidas às segundas de manhã, painel de tarefas, cafés quinzenais são boas estratégias para traçar metas, dar feedbacks, reconhecer conquistas e realinhar expectativas.

Coloque essas dicas em prática e veja como uma comunicação eficaz torna o dia a dia mais fácil de ser vivido e gerenciado, onde você estiver.

 

Ah! Se você gostou do artigo, confira nosso canal no youtube com dicas sobre a famosa linguagem não verbal e maneiras de aumentar a produtividade através da comunicação.

 

Um abraço!

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